Quem faz?

Assine agora!Feeds RSS

Últimos Posts

Hot Links

segunda-feira, 12 de abril de 2010

#2 Entrevista: Edson Souza passou em Física na UERJ

0 comments

- PERFIL
Nome: Edson Souza
Idade: 19 anos
Onde Mora: Rio de Janeiro/RJ
Onde Nasceu: Rio de Janeiro/RJ
Escola em que cursou o Ensino Médio: Barão De Lucena
Matérias que teve mais dificuldade: Química, Ed. Física e Filosofia
Matérias que teve mais facilidade: Física, Literatura e Inglês
Curso: Física
Faculdade: Universidade Estadual Do Rio de Janeiro - UERJ
Período que está/Quantos períodos tem o curso: 1°ano (1° periodo) / 4 anos (8 Periodos)
Assunto que pretende desenvolver na monografia: Como acontecimentos Bíblicos podem ser relacionados a Astronomia / Supercondutores e suas utilidades no dia-a-dia

- Entrevista
1 - Quando e como você descobriu que queria fazer Física?
Foi um pouco difícil fazer essa descoberta, sempre fui muito das matérias humanas, adorava Português, Literatura, Geografia, História. Eu passei por uma época difícil no Ensino Médio quando decidi mudar de escola por não estar me enquadrando na outra. Assim que eu mudei de escola, foi quando comecei a apreciar Física. Meu professor era muito legal e me fazia entender. Com o tempo, minhas notas em Física foram subindo, até que eu decidi, "É isso que eu quero fazer."

2 - Antes de escolher Física você pensou em outros cursos? Se sim, quais e por quê?
Como eu disse, eu era muito de Humanas então já tinha passado pela minha mente em História (porque meu professor de História era incrível no fundamental), Letras (amo Literatura Inglesa), e a mais bizarra, se assim podemos dizer, Biblioteconomia (por causa do meu grande amor por livros).

3 - Qual área da Física você mais gosta? Por quê?
Astronomia, sem dúvida alguma. Nada como você aprender sobre o que acontece em escalas muito maiores do que a nossa. E quem não gosta de apreciar o céu? Eu quero fazer muito mais do que apreciar, quero aprender e analisar cada coisa que acontece lá fora.

4 - Quando se formar em Física que profissão pretende seguir? Por quê?
Astrofísico. Porque, como disse acima, é a área que me atrai, me fascina e me impulsiona a seguir em frente.

5 - Você pretende fazer outro curso após esse?
Com certeza, primeiro Mestrado, Doutorado e, se Deus me permitir, Pós-Doutorado. Mas tenho desejos pessoais de fazer Cinema, Biblioteconomia, porém esses por enquanto só em sonho.

6 - Você poderia fazer uma pequena explicação sobre a importância da física na vida?
Cara, nós não vivemos sem a física. A física é tudo que acontece conosco, só que de um modo mais teorizado. A física te explicar porque uma mação cai, porque nós não flutuamos e etc. Sem ela teríamos muitas perguntas sem explicação.

7 - Você acha que para um Físico se destacar no Brasil é difícil?
Muito, a maioria vira professor de Ensino Médio. Se destacar aqui só se for em sua própria área, entre os seus "colegas" e apenas quando tiver bastante tempo de carreira. As soluções seriam, sair do país, e mesmo assim estar fadado ao esquecimento, ou revolucionar a Física como fizeram uns.

8 - Fez o vestibular para Física em mais de uma faculdade? Caso sim, quais foram e quais critérios usou para escolhê-las?
Sim, fiz na UFF, UFRJ e UERJ. Primeiro a UERJ pois foi a que eu soube primeiro, na UFF eu fiquei para reclassificação, o que não me chamou muita atenção e UFRJ eu escolhi astronomia como cursó porque eram poucas vagas (30) e muito difícil de passar. Além de que a UERJ é do lado da minha casa, eu vou andando, nada melhor do que isso.

9 - Você acha que há razão para ter-se medo de não passar de primeira no vestibular?
O motivo principal disso é quando você não se prepara direito. Não se preparou, se ferrou. Mas há também o caso dos concorrentes, você não sabe quem são, como estudaram e etc. Mas assim que você faz a prova, tudo passa, ainda mais se você tiver certeza de que foi bem.

10 - O que você acha das universidades particulares?
Eu acho que é para quem tem pais que gostam de mimar o filho ou para quem não pode parar de trabalhar e se dedicar a uma pública. (Porque é muito mais puxado, alguns dizem que não, mas é.). O primeiro é uma péssima pessoa, quer ficar fazendo nada e gastar dinheiro dos outros, eu mesmo poderia ir para uma particular, mas prefiro mil vezes me esforçar a ter que ouvir meus pais dizendo que pagam faculdade e blá, blá, blá. O segundo é necessidade aí já nem tem como falar.

11 - Você acha que as escolas brasileiras deveriam implantar Física como matéria desde o começo do Ensino Fundamental II?
Talvez só o básico, porque quando você entra no Fundamental II, você entra com uma mentalidade muito infantil (a não ser que você seja uma criança gênio tipo o personagem Sheldon, da série "The Big Bang Theory"). No Fundamental II é difícil para as pessoas entenderem Física. Imagina alguém de 11 anos tentando aprender fórmulas e mais fórmulas, ela ia se matar. A não ser que você seja Sheldon.

12 - Por que você acha que a maioria dos alunos tem preconceito contra matérias exatas, incluindo Física?
Só porque são exatas. As pessoas gostam de viajar (deve ser influência dos hippies), gostam de questionar (Filósofos), quando chegam para você e dizem 2+2=4, você vai questionar, "Por que não 5? 9?", ou √144 (=12). Isso que faz tão difícil a compreensão, você grava por um momento as fórmulas ou escreve na mão e depois esquece.

13 - Quais suas expectativas para o curso?
Primeiramente, já sei que vai fazer meu cérebro ferver. Mas espero coisas boas, espero que a UERJ não entre em greve, espero que os professores sejam articulados (nem sempre vão ser), acima de tudo espero aproveitar o máximo e tirar o quanto eu puder de experiências e contatos.

14 - Quais físicos famosos ou não você admira e por quê?
Deus, por ser o maior físico de todos. Galileu por inventar a luneta, o cara foi um mestre na Astronomia. Einstein por mostrar que a luz é onde e partícula. Não famoso é difícil de lembrar, além de que ainda vou me aprofundar mais, mas se contar meu professor de física do Ensino Médio, ele é o primeiro na minha lista.

15 – Como você pretende lidar com ciência e religião?
É uma questão difícil. Eu, sendo Evangélico, acredito que Deus criou e formou o Mundo. Ele colocou cada lei que os Físicos estudam, então para mim é como estudar a obra de Deus e analisar, nos mínimos detalhes, o seu grande feito. Por isso não tenho tantos problemas assim. E quando for questionar o Big Bang e afins, vou estar preparado para combater, não com a Religião, mas com a própria Ciência.

16 - Pode deixar uma mensagem para quem está lendo essa entrevista sobre escola, simulado, PSS, vestibular, faculdade...?
Só posso dizer para se dedicar ao máximo, faça seu melhor. Se você assim fizer, com certeza não vai ficar desesperado. Escolher a faculdade também é muito difícil para alguns, mas procura aquilo que te atrai. Pode vir cedo ou pode vir muito mais tarde, como foi meu caso, mudando tudo que eu achava que gostava. Continue acreditando e se esforçando que os resultados chegam.

Gostaria, em nome da equipe do blog, de agradecer Edson pela entrevista e desejá-lo um ótimo curso para ele. Obrigado pela oportunidade da entrevista.

Lembrando a todos, por favor, se você conhece algum estudante universitário de algum curso legal, entre em contato conosco via Twitter. Caso também conheça algum teste de apitidão interessante, pode nos enviar. Estamos aqui para ajudar vocês e esperamos que vocês também nos ajudem.

Pedro

Comments
0 comments
Do you have any suggestions? Add your comment. Please don't spam!
Subscribe to my feed

Postar um comentário